Um lugar ao sol

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

SNS

Comecei a trabalhar aos 19 anos, tou a fazer 32, ou seja já desconto para a Segurança Social há quase 13 anos, nunca meti baixa, nem pedi nada á Seg. Social, quando fico doente, fico em casa é certo, mas isso já são outras contas! Quando tenho uma " dor de barriga" trato de ir a um médico particular e no fim puxo dos meus euros e pago, nunca recorri ao SNS para além das vacinas. Bem, mas a 10 dias atrás fui ao Centro de saúde da minha zona e a administrativa que lá estava deixou-me com os nervos em franja. Eram 19.15: ( a seguir ) - Boa tarde, menina, queria marcar uma consulta pra Drª L. - Boa tarde, qual o motivo? - Estou grávida! - Ah! Fez aquele testesinho? (entre indicadores o tamanho do teste da farmacia) - Não, já tenho 2 ecografias, e até já tenho livro de grávida, se quiser ver... - Não. E tem noção que se tem dinheiro para ir ao privado, ao vir pro publico tirar a vez a quem não tem dinheiro? - Pois, mas eu não terei eu direito a uma consulta com a minha médica de familia, pois não a conheço? Vou a caminho de fazer 32 anos trabalho desde os 19 e não conheço a minha médica de familia, quero uma consulta! ( já ruborizada ) - Mas percebe o que lhe estou a dizer a médica podesse negar a passar os P1 pro privado, por isso preciso saber se quer ser seguida aqui (SNS) ou no privado? - Quero 1 consulta com a minha médica! ( Entretanto fez mais umas perguntas, que no meu ponto de vista não deveriam ter sido feitas por uma administrativa, mas sim por alguém de clinica geral...) - Vou deixar aqui pedido pra Drª L. ver, aguarde contacto! - Ok, obrigada, tenho alguma coisa a pagar? - Não, hoje não! - Obrigada! Fico a aguardar contacto, até amanha. ( Na tarde seguinte toca o telemovel por volta das 15.15) - Mª J.? - Sim. - Centro saude Sto A., estou a ligar pois a DRª L. quer saber se quer ser seguida pelo SNS ou pelo privado? - Menina, estou grá vida pela 1ª vez, de 10 semanas, estou com duvidas quero falar com a minha médica de família. - Mas a DrªL. quer saber se quer ser seguida pelo SNS ou pelo privado? - Menina, estou grá vida pela 1ª vez, de 10 semanas, estou com duvidas quero falar com a minha médica de família. - Hum... ok. Quem é a sua Enfª de familia?? - Tenho Enfª de familia? Não sabia.... - Vou voltar a falar com a Drª L., voltarei a contacta-la... - Adeus! Boa tarde! ( passados dias ligaram, marcaram consulta pra hoje ) Fui lá entrei com meia hora de atraso, mas a Drª L. foi super simpática, fiz queixa da administrativa, vi todos os exames e disse que não havia mal nenhum em ser seguida lá e no privado, podia contar com ela. Conclusão, fiquei com " um pó aquela administrativa" que espero nunca mais a apanhar... e a Drª L. pediu desculpa pelas palavras dela.

Sem comentários:

Enviar um comentário